GRUPO MIL MÁSCARAS ESTIMULA PRÁTICA DO TEATRO EM RIO DAS ANTAS

Desde março de 2010 um grupo de rioantenses vem trabalhando para desenvolver a arte do teatro em Rio das Antas. Contando com o apoio da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, o Grupo Teatral “Mil Máscaras” trabalha no desenvolvimento da atuação artística de muitas pessoas, com idades variadas, profissões distintas, mas dois objetivos definidos e uníssonos: descobrir novos talentos na arte teatral e aperfeiçoar dons artísticos já existentes.

São jovens, adultos, estudantes, professores, psicólogas, operários, moradores do interior e da cidade, que se dispõem, voluntariamente, a desenvolver esta atividade, não existindo restrições de idade ou de profissão para participar. A intenção é fomentar ainda mais o teatro no município, deixando as portas sempre abertas para a comunidade interessada em aprender um pouco mais sobre esta milenar demonstração cultural.

Todas as quartas-feiras, a partir das 19 horas, na Escola Nucleada Municipal Jacinta Nunes, ocorrem os ensaios e os encontros em que os participantes discutem temas, coreografam apresentações, conversam sobre adequações e adaptações de temas que possam ser teatralizados. Além disso, existem as oficinas para as crianças, desenvolvidas todas as terças-feiras, na mesma escola. Já existem três turmas em andamento para crianças, sendo duas no período matutino e uma no período vespertino.

São 37 crianças que participam das oficinas de teatro, aumento significativo nos últimos meses, em decorrência do trabalho que é apresentado pelos atores e pela amplitude deste projeto, que começou como um passa-tempo e se torna algo contínuo e crescente. A coordenadora do grupo, docente de Artes, Marisa Doris vom Hede Brandalise, salienta que o objetivo maior neste trabalho com as crianças não é simplesmente ensaios ou apresentações. “Buscamos promover a sensibilização e desinibição das crianças, através de improvisações, dramatizações, exercícios corporais e vocais, criações de cenas e personagens, jogos e brincadeiras, que são atividades sempre muito bem-vindas no processo de desenvolvimento infantil. E assim, podem usar este aprendizado e seus benefícios na sua vida escolar e social”, destaca.

O grupo adulto do “Mil Máscaras” conta com 10 integrantes, que tem, a cada nova apresentação, surpreendido de maneira positiva pelo aperfeiçoamento técnico da arte da interpretação. As apresentações para o público tem sido basicamente na própria comunidade. Desde sua formação o grupo teve a oportunidade de apresentar-se em diversos eventos no município.

A estreia foi realizando uma homenagem ao Dia do Trabalhador, em maio de 2010. Depois apresentações na Noite Cultural (julho de 2010), com a peça “Espelho”, que representava a história do Município. Esta apresentação envolveu tanto os integrantes do grupo adulto quanto de crianças das oficinas. Houve a homenagem aos professores (outubro de 2010), apresentado nas escolas e que teve um grande respaldo dos estudantes. Em dezembro do ano passado, foi feito um trabalho intenso de ensaios para apresentar o “Auto de Natal”, realizado no Ginásio Municipal de Esportes.

Já em março deste ano, o grupo prestou homenagens pela passagem do Dia Internacional da Mulher, apresentado em Rio das Antas e também no município de Iomerê. Na Noite Cultural de 2011, ocorrida em julho, foi apresentada à comunidade  uma homenagem ao cinema mudo através da “Pantomima”, uma linguagem também conhecida por teatro gestual ou mímica, através da peça “Gestos que Falam”.

A coordenadora Marisa Doris enfatiza que tem sido de grande importância a formação de um grupo de teatro em Rio das Antas e espera que o trabalho continue sendo desenvolvido e ampliado. “O teatro abrange todas as artes e tem o poder de educar, entreter, encantar, fazer refletir, enfim, causar sensações e emoções, que só a arte nos faz sentir”, acrescenta.

O Grupo de Teatro “Mil Máscaras” está se preparando para a organização do “1º Café com Poema de Rio das Antas”, evento que será realizado em novembro pelo próprio grupo. A atividade pretende resgatar a cultura literária, a declamação de poemas e poesias de nomes importantes da literatura brasileira, além de passar bons momentos na companhia de amigos saboreando um delicioso café.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas