ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE RIO DAS ANTAS PREPARA VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO

A Secretaria Municipal da Saúde de Rio das Antas definiu como será a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite 2011. De acordo com a programação, a 1ª etapa da mobilização nacional está marcada para começar no dia 13 de junho e a 2ª etapa no dia 08 de agosto. A pasta já recebeu as doses da vacina Sabin para imunizar todas as crianças na faixa etária de 0 aos 5 anos incompletos. A expectativa é vacinar 408 crianças.

O intuito da Campanha é de manter erradicada a poliomielite no Brasil. O último caso registrado ocorreu em 1989. Desde então, as campanhas de vacinação realizadas conseguiram extirpar a doença entre o povo brasileiro.

Pais e responsáveis deverão levar suas crianças até a Unidade Básica de Saúde mais próxima para receber as gotinhas. A Secretaria Municipal de Saúde elaborou um cronograma de visitas aos bairros e comunidades do interior para facilitar o acesso ao medicamento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde é fundamental que os pais levem seus filhos até o posto e que recebam as gotinhas, mesmo que já tenham sido imunizadas em anos anteriores. A equipe  da Secretaria de Saúde está sendo mobilizada para realizar a vacinação em todos os bairros e comunidades de Rio das Antas. A unidade móvel da Secretaria estará visitando os locais, mas os pais devem prestar atenção aos horários estabelecidos.

A vacina confere proteção contra os três sorotipos do poliovírus I, II e III, sendo que sua eficácia é varia entre 90% e 95% com a administração de uma única dose. Para uma imunidade longa, frente aos tipos de poliovírus, faz-se necessária uma série completa do esquema básico, ou seja, as três doses. Assim, 100% dos vacinados terão proteção garantida.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite é realizada todos os anos em Rio das Antas e sempre atingiu a meta mínima de 95% de crianças imunizadas. Importante destacar que a vacina contra a pólio se destina à todas crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia. Não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção, por meio da vacina, garantindo que a pessoa fique livre da doença.

A vacina contra a poliomielite é um serviço básico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e disponível durante todo o ano nos postos de saúde de Rio das Antas, na vacinação de rotina. Além do esquema básico – as três doses de rotina – a criança de até cinco anos de idade tem de tomar todos os anos as duas doses da campanha. Até porque a paralisia é transmitida por três tipos de vírus.

Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que os pais e responsáveis estão convocados a levarem suas crianças para receberem as vacinas e que são entregues presentinhos para as crianças que forem até os postos. É de suma importância que todas as crianças sejam vacinadas. Não custa nada e assim a saúde dos jovens cidadãos é garantida.

Dia D

O dia da mobilização total contra a pólio será realizado no sábado, dia 18, no Posto de Saúde do Distrito de Ipoméia e na Unidade Central de Saúde, das 08 horas às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Os pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças.

A Administração Municipal, como em todos os anos, acompanhará o trabalho percorrendo as unidades de saúde para incentivar pais e responsáveis a manterem sempre atualizadas as vacinas de suas crianças. Destacando que é necessário sempre levar as crianças para serem vacinadas, em todas as campanhas que são realizadas. As vacinas são gratuitas e garantem a saúde dos pequenos jovens. Por isso, pede que os pais levem seus filhos para tomarem as gotinhas. É fundamental e garantirá uma vida tranqüila para eles.

Cronograma:

14/06 – Terça-feira