ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL INAUGURA PROGRAMA DE COMBATE AO FUMO

Ato ocorreu nesta segunda-feira (30) e tratamento será oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Nesta terça-feira, dia 31 de maio, é lembrado o Dia Mundial Sem Tabaco. Para minimizar o uso de produtos fumígeros em Rio das Antas, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, iniciou um curso especifico para pessoas que desejam largar o vício do cigarro. O ato inaugural do Programa de Combate e Cessação ao Tabagismo (PCCT) foi realizado nesta segunda-feira, dia 30, na Câmara de Vereadores com a presença dos 20 participantes e de diversas autoridades.

São fumantes que se inscreverem voluntariamente para abandonar a dependência pelo tabaco e que passarão por um tratamento que durará seis meses. A ação é realizada com apoio financeiro do Programa de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, que disponibilizou R$ 35 mil para a ação.  Estes recursos serão aplicados na aquisição de medicamentos controlados, chicletes com nicotina e outros materiais que auxiliarão os dependentes nesta luta contra o cigarro. Há ainda a expectativa da promoção de uma campanha municipal para controle do tabagismo, com confecção de camisetas e folders.

A Secretaria de Saúde enfatiza que a caminhada a ser enfrentada pelos participantes não será fácil, mas que contará com total apoio da Administração, que está oferecendo a ajuda de assistentes sociais, psicólogas, enfermeiras, farmacêutica  e uma sala específica para o PCCT.

Integrantes da Secretaria de Saúde buscaram experiências vitoriosas em outros municípios, além de medicamentos eficientes para auxiliar no tratamento, como forma de atrair um sistema que permita uma fácil assimilação de cada participante. O tratamento será dividido em duas grandes etapas. A primeira delas será de um encontro semanal – com duração de um mês. Depois, na segunda etapa, os encontros serão mensais – com cinco reuniões. Além disso, os participantes contarão com apoio diário, se necessário, dos profissionais da pasta. Eles explicarão as formas de uso dos medicamentos e poderão sanar dúvidas ou problemas do cotidiano, motivados pela ausência da nicotina.

De acordo com a Administração Municipal, este é mais um esforço para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população. Há casos em que o fumo é utilizado no convívio com crianças e isso acaba refletindo nos desejos dos futuros adolescentes. O grupo participante é formado por pessoas corajosas, já que não é simples o abandono de um vício. São pessoas que aceitaram enfrentar este grande desafio. Muitos entraram no vício do cigarro por curiosidade e agora tem esta vontade de abandonar. E a equipe da Administração Municipal fica contente em poder ajudar essas pessoas nesta batalha. Onde há esperança e força de vontade, há possibilidades animadoras de se vencer. E se coloca a disposição destas pessoas para a total ajuda neste tratamento.

O grupo é formado por 20 pessoas, incluindo jovens, casais e pessoas da Terceira Idade. O tratamento é totalmente gratuito e as inscrições forma feitas de forma voluntária.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas