SC RURAL SERÁ APRESENTADO EM RIO DAS ANTAS

O Programa Santa Catarina Rural (SC Rural), antigo Microbacias, será apresentado aos produtores rurais e empresários de Rio das Antas em etapas. Uma série de encontros está agendada para ocorrer a partir do próximo dia 25. Agentes técnicos do Programa estarão visitando as comunidades para explanar sobre as mudanças e melhorias que o projeto estadual sofreu. Várias questões da agricultura serão contempladas, com a intenção de promover o desenvolvimento sustentável da zona rural, aumentando a competitividade do setor.

Serão investidos US$ 180 milhões, sendo que US$ 90 milhões financiados pelo Banco Mundial e US$ 90 milhões da contrapartida do Estado, beneficiando todas as regiões catarinenses. A intenção do Governo não é só atender a produção, como também a organização dos agricultores de pequenas cooperativas, redes de comercialização, o processamento de produtos de origem vegetal e animal, a conexão de redes via internet, além da melhoria de estradas terciárias para dar acesso ao mercado. Além disso, o SC Rural irá focar na gestão de recursos hídricos, tendo uma duração de seis anos.

O Programa já se configura como o maior já realizado em Santa Catarina, pois envolve diretamente Epagri, Cidasc, Fatma, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, municípios, Deinfra e Polícia Ambiental.

Para ajudar os produtores rurais, cooperativas e sindicatos, técnicos das unidades municipais da Cidasc e Epagri de Rio das Antas estarão mediando os encontros. A Secretaria Municipal de Agricultura está auxiliando na organização das reuniões e já definiu o cronograma.

CRONOGRAMA DE REUNIÕES DO SC RURAL

• Local: Pavilhão da Igreja de Deus – Linha Retiro Saudoso

• Horário: 14h

• Comunidades abrangidas: Santo Antonio, Linha Tanque , Camboinzal, Pedra Lisa,  São Luiz e Retiro Saudoso.

• Local: Pavilhão Comunitário do Rio Bonito

• Horário: 14h

• Comunidades abrangidas: Rio Bonito, Linha Glória, São Pedro, Linha Wegner e Rio Tigre.

• Local: Pavilhão 25 de Julho – Novo São Paulo

• Horário: 14h

• Comunidades abrangidas: Novo São Paulo, XV de Novembro , Rio Preto e Gramado.

• Local: Pavilhão Comunitário – Salto Rio das Pedras

• Horário: 14h

• Comunidades abrangidas: Salto Rio das pedras, Vista Alegre, São Luiz, Linha Moresco e Gramado.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas