PREFEITOS DA AMARP APÓIAM CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO CONTESTADO

Uma reunião envolvendo os sete municípios integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira definiu o apoio incondicional à criação da Região Metropolitana do Contestado (RMC). O apoio segue, formalmente, para um grande encontro e envolverá os 45 municípios dispostos a se incluírem nesta área, a ser realizado dia 3 de maio, em Joaçaba.

O Presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) presidiu a reunião, realizada nesta terça (19) na sede da Amarp, e teceu comentários preliminares aos demais participantes. Ele explicou o que já foi debatido e acertado nos encontros anteriores.

O presidente da Amarp abriu os debates explicando sobre as reuniões já realizadas em diversas regiões a respeito da implantação desta grande área metropolitana, que tem mais de 500 mil habitantes. Ele ressaltou que não haverá nenhum custo para os municípios integrantes e que os benefícios serão muitos.

– Entre todos, dois deles já de imediato e que tem importância para toda nossa população: quanto à cobrança de telefone e na habitação. Com a área criada, deixaremos de pagar ligações intermunicipais. Qualquer ligação entre os municípios integrantes da RMC será como se fosse ligação local. A outra é quanto aos investimentos federais em habitação. O Programa Minha Casa Minha Vida poderá abranger também pequenos municípios e as linhas de financiamentos ampliadas e com maior subsídio. Nossa população poderá ser beneficiada, destacou.

Rio das Antas está incluído na SDR de Caçador e os debates já estão bastante avançados. Na última segunda-feira (18), uma reunião definiu também o apoio para a criação da RMC. Um dos pontos de maior debate foi quanto a escolha da cidade-sede. Não que tenha um destaque especial ou privilégio, a não ser o político. Joaçaba, como começou esta discussão sobre a RMC, queria ser a cidade-sede. Logo depois Caçador também quis. Para evitar problemas, ficou acertado que a cidade-sede não será nenhuma sede de SDR e que será dada preferência para municípios menores e que ofereçam uma estrutura mínima para receber reuniões. Como sugestões ficaram Treze Tílias e Fraiburgo.

– Apenas ficou como sugestão da reunião de Caçador. Em Videira não houve debates e o acerto deve ser feito na reunião do dia 3. Mas isso é um passo adiante. Queremos agora é acertar os discursos entre todos os envolvidos e definir pela criação da RMC. Depois haverá a definição da cidade-sede, mesmo que esta não tenha qualquer privilégio a mais dos demais municípios. Para Rio das Antas, será possível, depois de implantada a Região Metropolitana, conseguir verbas federais para ajudar no desenvolvimento do município.

O presidente da Amarp ressaltou que um documento oficial será enviado para os organizadores da RMC como forma de demonstrar o apoio irrestrito dos municípios da Amarp e da SDR de Videira neste projeto. Depois de todos os municípios definidos e seus acertos, um pedido será encaminhado ao governador Raimundo Colombo para que elabore um Projeto de Lei que trate da criação da Região Metropolitana do Contestado. Feito isso, o PL será enviado para a Assembléia Legislativa e deve passar pelo crivo dos deputados.

– Feito estes procedimentos, pode-se conseguir, quase que imediatamente, os benefícios. Mas isso ainda não está pronto e deve demorar um pouco de tempo, pois há uma série de trâmites a serem executados. Todos estamos conscientes dos prazos a serem superados e aguardamos com calma. Até porque nenhum município tem nada a perder. Pelo contrário, apenas podemos ganhar com este projeto. Se já existem outras nove regiões metropolitanas, porque não a 10ª? A Região Metropolitana do Contestado, concluiu o presidente da Amarp.

FONTE: ASCOM – Prefeitura de Rio das Antas