Rio das Antas Sedia Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional
O município de Rio das Antas sediou na noite de quinta-feira, 07, a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional. O encontro contou com a presença dos prefeitos e conselheiros dos municípios da 10ª região.
Foram apreciados 5 projetos sendo 1 de Lebon Régis (para a recuperação da malha viária vicinal), 2 de Calmon (Aquisição de dois veículos para a saúde), e 2 do município de Rio das Antas (Aquisição de veículo para a saúde e gravação do DVD da dupla Samuel & Greice). Todos foram unanimemente aprovados após serem defendidos pelos seus autores.
O reitor da Uniarp, Adelço Machado dos Santos, também marcou presença, onde buscou reforçar a importância e o papel das universidades comunitárias no desenvolvimento regional. Destacou que entre os quase 5 mil alunos que estudam na Uniarp, mais de 1/3 desses alunos recebe bolsa de estudos que variam de 25 a 100% e que esse trabalho é desenvolvido desde a gestão passada. Ainda colocou a universidade a disposição dos municípios para que requisitem cursos de acordo com as necessidades de cada localidade.
Durante a reunião, a Administração Municipal de Rio das Antas, reforçou a importância das secretarias regionais no processo de descentralização do governo, mas cobrou ajustes, para que os municípios sejam mais bem atendidos, afirmando que toda a equipe do governo deve estar com o real espírito da descentralização. Acrescentando ainda que as maiores atribuições estão com os municípios, porém a menor arrecadação está também nos municípios, considerando uma inversão de fatores, pois os munícipios tem os maiores problemas e a menor capacidade financeira para resolvê-los. Posteriormente o municipio de Rio das Antas reivindicou para a região uma universidade federal ou estadual, um hospital regional e assim um curso de medicina para aqui mesmo serem formados os futuros profissionais.
O Secretaria de Desenvolvimento Regional finalizou orientando aos conselheiros para que olhem a região como um todo, visando assim à criação e aprovação de projetos que beneficiem a todos e da mesma forma solicitou para que os municípios trabalhem em conjunto requisitando recursos, obras e ações essencialmente importantes para o desenvolvimento regional.