Programa de Controle do Borrachudo Iniciado em Rio das Antas

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Prefeitura Municipal iniciou ontem, 02 de setembro, o Programa de Controle do Borrachudo no Município de Rio das Antas com a primeira reunião realizada na Linha Novo São Paulo. Esta primeira oportunidade de contato com os agricultores tem o objetivo de repassar as informações sobre incidência e o desenvolvimento do inseto e organizar grupos de trabalho para limpeza dos rios.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, este ano os trabalhos estão iniciando mais cedo que de costume, pois esses insetos têm incomodado cada vez mais precocemente, e desta vez a incidência também é grande na cidade. Desta forma a secretaria decidiu desenvolver o trabalho de controle do borrachudo em todas as comunidades do interior e também na cidade e outras localidades como Ipoméia e Gramado. O borrachudo tem sido grande inimigo do agricultor por picar as pessoas deixando muitas marcas que causam coceira intensa e às vezes febre. Os animais também sofrem com o inseto.

O trabalho está sendo realizado com base em uma pesquisa liderada pelo Engenheiro Agrônomo Ivan Dallazem. Os dados, coletados desde 2007 em 3 rios de diferentes pontos do Município de Rio das Antas e informações oriundas do monitoramento constante revelam que a infestação aumentou consideravelmente nos últimos anos. Dallazem esclarece que “o aparecimento do borrachudo deve-se à poluição orgânica dos rios como a soltura de dejetos suínos que favorece a postura dos ovos e o desenvolvimento das larvas”. Dallazem ainda fala a respeito dos trabalhos de controle do borrachudo que se dará em 3 etapas. Em primeira oportunidade após a reunião, os grupos de trabalho deverão se organizar para a limpeza de rios, córregos, saídas de açudes e outros ambientes favoráveis a criação do inseto. Logo após, os moradores deverão acionar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para monitorar o resultado da primeira etapa. E num terceiro momento, se houver necessidade, será feita a aplicação do produto larvicida BTI para eliminar os focos.

O alerta às comunidades, é que todos deverão trabalhar juntos, eliminando os focos em todo o município, pois só assim o programa terá eficiência. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente destaca que é necessário que as comunidades se mobilizem para limpar os rios. Devido à estiagem, as águas baixaram, e isso colabora para que o resultado seja ainda melhor tanto na limpeza quanto na aplicação do produto. O objetivo é não necessitar aplicar o BTI, pois apenas com a limpeza dos córregos, o ataque do borrachudo já deve diminuir. Caso seja necessário, a Prefeitura arcará com metade do custo e a comunidade com a outra metade.

A seguir o cronograma das reuniões que serão realizadas nos pavilhões das demais comunidades sempre às 14 horas:

• 08 de Setembro – Rio Preto
  • 09 de Setembro – Moresco e Chiquinho Gomes