Prefeitura de Rio das Antas Fará Coleta de Lixo nas Comunidades Rurais

Ocorre na próxima semana, dias 3 e 4 de fevereiro, através da Prefeitura Municipal de Rio das Antas o recolhimento do lixo nas Comunidades Rurais do município. A realização do serviço é uma determinação do executivo para que a cada 3 meses seja coletado o lixo seco em geral, menos embalagens de agrotóxicos, na zona rural de Rio das Antas. De acordo com a Administração Municipal este tipo de serviço é uma necessidade para as comunidades do interior, pois muitas vezes os rioantenses que vivem nas comunidades rurais, não tem como dar um destino correto a esse lixo, o  acondicionamento também é difícil e acaba sendo abandonado em locais inapropriados poluindo a propriedade.

O serviço trata-se do recolhimento do lixo seco como plástico, vidros, ferro, papel e outros tipos de lixo que será destinado corretamente ou até mesmo reciclado, pois a maioria pode ser reaproveitada.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente esclarece que somente as embalagens de agrotóxicos não serão recolhidas, pois estas devem ser guardadas pelo produtor após a tríplice lavagem para serem recolhidas em uma coleta específica ou devolvidas nos locais onde foram compradas. A Secretaria orienta que para o recolhimento, o lixo deverá ser acondicionado em bolsas ou dentro de tambores e ao lado das estradas para facilitar a coleta, enfatizando que lixo solto não será recolhido.

A Administração Municipal, objetivando prestar um serviço que destine corretamente os resíduos, orienta os produtores para que armazenem esse material para ser recolhido periodicamente. Destacando, que com esta ação o poder público pretende contribuir para que os agricultores mantenham sua propriedade limpa e bonita. A preocupação é causar o menor impacto possível ao meio ambiente e prestar serviços que facilitem a vida do Produtor que não tem para onde destinar esse material.

As coletas serão feitas em dois dias seguindo um cronograma nas comunidades a serem atendidas. O caminhão irá iniciar o recolhimento às 05h30min seguindo o mesmo trajeto do ônibus escolar sendo que as bolsas ou tambores deverão ser colocados ao lado da estrada somente no dia da coleta e em pontos estratégicos, pois o caminhão não irá recolher de casa em casa. Confira a seguir em qual dia cada comunidade irá receber o serviço:

Dia 03/02 (quarta-feira): Comunidades de Novo São Paulo, XV de Novembro, Rio Preto, Saltinho, Linha Wegner, Linha Glória, Rio Tigre, Rio Bonito e São Pedro.

Dia 04/02 (quinta-feira): Comunidades de Santo Antônio, Linha Tanque, Pedra Lisa, Camboinzal, Retiro Saudoso, Linha Floresta, Linha São Luiz, Salto Rio das Pedras, Linha Moresco, Vista Alegre, Chiquinho Gomes e Gramados.