Semana Nacional do Excepcional Obtém Apoio das Autoridades Municipais
Comemorada de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional do Excepcional foi recebida com muita alegria pela comunidade rioantense. Fez parte da programação, a missa da APAE, realizada todos os anos na Matriz Santo Antônio, sempre no primeiro sábado da semana comemorativa, dando assim a abertura às programações. Durante toda a semana, na rádio comunitária local, Voz do Rio, foram abordados assuntos que tratavam sobre o tema desse ano, "quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual", que prega pela acessibilidade em diversos âmbitos, e não como muitas vezes é visto, onde "acessibilidade" ao portador de necessidade especial, significa a construção de rampas ou ações do gênero apenas, e sim a inclusão social, que possibilite levar uma vida normal com direito a trabalho, participação nos diferentes grupos, etc. E fechando a semana, a Escola Especial Meu Recanto, ofereceu às autoridades de Rio das Antas, um café da manhã, uma espécie de agradecimento e prestação de contas, pois os participantes puderam conhecer o trabalho desenvolvido e a estrutura que abriga os alunos. O evento, segundo a Diretora Margot Von Hede, "buscou ainda estabelecer uma reflexão acerca do papel das autoridades municipais, membros da diretoria, professores, profissionais, voluntários e alunos, enquanto participantes deste momento da história, onde se busca promover meios que possibilitem o acesso e permanência das pessoas com deficiência nos diversos segmentos sociais".
As palavras proferidas na oportunidade solicitaram aos líderes, que sejam parceiros e representantes na construção da acessibilidade e na busca da superação do preconceito, que ainda paira sobre as pessoas que não se enquadram nos padrões de normalidade estabelecidos pela sociedade para que, quiçá um dia, possamos todos compreender que o nosso grande problema nas relações pessoais é que desejamos que os outros sejam iguais a nós. Ainda, sobre o café oferecido, de acordo com o Presidente da Associação Adriano Slongo, "o evento surpreendeu as autoridades que puderam ter um pouco de retribuição por tudo aquilo que eles têm feito pela APAE".
Atualmente, a instituição atende 37 alunos. A Escola desenvolve diversos programas dentre os quais, além das atividades diárias, se destacam os ensaios para uma peça teatral que será apresentada em um festival regional das APAE's e agora a disponibilidade para os alunos de acompanhamento psicológico por profissionais disponibilizados pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, Cultura e Esportes. "Esse acompanhamento permite-nos conhecer a dificuldade do aluno e saber qual a forma correta de trabalhar com ele", explica Slongo.
A Equipe da Administração Municipal de Rio das Antas, que prestigiou o evento, elogiou o trabalho e se colocou à disposição da Associação, afirmando estar engajada na contribuição para o bom andamento dos trabalhos realizados em prol das pessoas com necessidades especiais, bem como que já existente uma parceria entre a administração e APAE e que há uma pretensão de ampliação.
Ainda, até o final do ano a diretoria da Escola Especial Meu Recanto pretende inaugurar a ampliação das instalações e brevemente adquirir um novo veículo por meio do Governo Estadual e da Administração Municipal.