Rio das Antas realiza Conferência da Criança e do Adolescente
Estudantes, autoridades, conselheiros tutelares e a comunidade em geral lotaram o auditório da Câmara de Vereadores de Rio das Antas nesta segunda-feira (20) para a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A secretária de assistência social de Rio das Antas, Claudia Dalazen, explica que a conferência foi realizada com o tema “A Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamentos das Violências” e contou com uma palestra sobre o tema, além das atividades da plenária que aprovou o regimento interno da conferência, bem como discutiu e aprovou as propostas que serão levadas para a conferência estadual e elegeu quatro delegados que representarão Rio das Antas no evento estadual.
A assistente social, mestre em ciências públicas e especialista no combate à violência doméstica, Jacinta Imig, destacou em sua palestra temas referentes a um dos eixos da conferência, voltado para a proteção integral e o enfrentamento das violências. A palestrante incentivou o público a discutir o que se está fazendo no município e avaliar e propor novas alternativas para os próximos anos.
Para a conferencista, a responsabilidade pela garantia da segurança à criança tem que ser dividida entre o poder público, entidades assistências e, principalmente a família. “Quem mais tem falhado, por muitas vezes estarem confusos nas suas escolhas, é a própria família porque as políticas públicas só agem quando há direitos violados; então é o momento de sentirmos o que podemos fazer para ajudar quando uma família está fragilizada”.
Já o prefeito Ronaldo Loss destacou a importância da conferência no sentido de analisar os avanços das políticas públicas relacionadas a proteção da criança e do adolescente em Rio das Antas, e propor novas ações com a participação da comunidade. “Poder público e comunidade têm que estar juntos para criar mecanismos de enfrentamento desses problemas e proteger as famílias; temos vários programas aqui neste sentido e que queremos ampliar ainda mais essa nossa ação”.