Prefeito faz reivindicações em reunião com secretário de agricultura

O prefeito de Rio das Antas, Ronaldo Loss, apresentou uma série de reivindicações ao Governo do Estado de Santa Catarina, durante reunião nesta quinta-feira (30) com o secretário de estado da agricultura, Moacir Sopelsa, na sede da ADR de Caçador. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, através da ADR, reuniu prefeitos e secretários da região para discutir assuntos relacionados à pasta, bem como apresentar resultados deste ano e traçar metas para 2018.

Dentre as reivindicações entregues ao secretário de agricultura pelo prefeito Ronaldo Loss, está a solicitação de uma patrulha mecanizada para execução de serviços no meio rural. De acordo com Loss, Rio das Antas é um município essencialmente agrícola, a demanda por serviços de infraestrutura rural é cada vez maior e a prefeitura não tem condições de adquirir com recursos próprios todos os equipamentos necessários.

O prefeito solicitou ao Governo do Estado uma patrulha mecanizada formada por trator de pneus traçado; grade aradora; grade niveladora; subsolador cinco hastes com desarme automático; enleirador de pedras; distribuidor pendular de fertilizantes, calcário e semeadeira; distribuidor de adubo orgânico e calcário; distribuidor de adubo líquido; colheitadeira de folhagem; carreto basculante; plantadeira com kit de plantio para o inverno e ainda um conjunto de fenação.

Ronaldo Loss também solicitou ao secretário Moacir Sopelsa a continuidade da parceira com o Governo do Estado para a manutenção do sistema antigranizo em 2018. Segundo o prefeito, há uma preocupação com o repasse de recursos financeiros do Governo, já que por causa das eleições do ano que vem os prazos para este tipo de transferência ficam reduzidos.

A lei eleitoral proíbe que o Governo do Estado repasse recursos financeiros para os municípios nos três meses que antecedem a eleição. Desta forma, para garantir a sequência do projeto, os recursos precisam ser liberados no primeiro semestre do ano que vem. Caso contrário, só poderão ser liberados depois da eleição, já no final do ano. “Isso comprometeria a execução do projeto, por isso estamos pedindo para que o Governo do Estado libere os recursos já no mês de abril, para que possamos dar sequência com segurança a esta ação tão importante para os nossos produtores rurais”, disse o prefeito.