Rio das Antas e Caçador firmam parceira para construção da nova ponte da Linha Caixa D’água
Uma parceria entre a Prefeitura de Rio das Antas e a Prefeitura de Caçador vai possibilitar a recuperação completa da ponte da Linha Caixa D’água, na divisa entre os dois municípios. Uma reunião realizada na prefeitura de Caçador nesta quinta-feira (16), definiu que as obras iniciarão na semana que vem.
A ponte está interditada pela Defesa Civil por não apresentar condições seguras para o trânsito de veículos. Por essa razão os técnicos envolvidos na execução da obra pretendem agilizar o trabalho, estabelecendo um cronograma que permita a entrega da nova ponte em cerca de 60 dias, se as condições do tempo permitirem já que os serviços não poderão ser realizados em dias de chuva.
A parceria entre as duas prefeituras já havia sido definida há algum tempo, porém somente agora os trâmites necessários foram cumpridos e a obra tem condições de ser iniciada. “Estávamos apenas aguardando o sinal positivo de Caçador, uma vez que os trâmites por parte de Rio das Antas já estavam cumpridos há algum tempo e agora temos condições de restabelecer o tráfego seguro nesta ponte”, afirma o secretário de planejamento de Rio das Antas, Nadir Bizzotto.
De acordo com o prefeito de Rio das Antas, Ronaldo Loss, foi necessário aguardar o trâmite por parte de Caçador em razão de que a ponte liga os dois municípios e desde o início havia o entendimento jurídico de que deveria ser construída através de uma parceria entre as duas prefeituras. “Este tipo de parceria é muito positiva pois, além de agilizar o andamento da obra, nos dá a possibilidade de dividir os custos e os dois municípios atendem a contento os seus moradores”, explica Loss.
Ambas prefeituras disponibilizarão materiais, equipamentos e mão de obra para a construção da nova ponte, que tem aproximadamente 18 metros de extensão e contará com cabeceiras e pilares centrais de concreto, o que vai possibilitar maior segurança. Segundo Loss, pela sua extensão e pelo fato de ter que ser construída uma ponte nova, os custos são elevados e por isso a parceria com Caçador é de suma importância. “Gostaríamos de agradecer a parceria e a atenção do prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, que prontamente nos recebeu e desde o início das tratativas tem sido muito receptivo”, acrescenta.