I GINCANA AMBIENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE RIO DAS ANTAS

                                                                                                                                                               Foi encerrada a I Gincana Ambiental das Escolas Municipais de Rio das Antas, iniciada em abril e que mobilizou centenas de estudantes da Rede Municipal de Ensino. As atividades foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e a unidade local da Epagri. Participaram os estudantes de 4ª, 5ª e 6ª séries do ensino fundamental das Escolas Jacinta Nunes e Silva Paranhos.

No total, foram 15 equipes que se mobilizaram durante seis meses em várias atividades, monitoradas pela secretária de Educação, Iliete Tessari, pela extensionista da Epagri. Márcia Frozza Drechmer, e pela professora, Claudete Barcaro Lazzaris. Todas as tarefas foram relacionadas com o tema Meio Ambiente e ficadas em ações de preservação ou o combate aos problemas atuais.  

As atividades realizadas pelas equipes foram: o nome da equipe coerente com o tema meio ambiente; painel temático (que ficou exposto durante todo o tempo de duração da gincana na Secretaria de Educação); a criação de material publicitário (propaganda) em prol do meio ambiente, que foi divulgado nos meios de comunicação locais. O objetivo também foi de expandir os trabalhos desenvolvidos.

As tarefas realizadas: criação de um desenho e uma frase com o tema meio ambiente; recolher sementes de árvores nativas, organizar um herbário com folhas de arvores nativas; recolher embalagens recicláveis; tansformar material reciclável em algum objeto; fazer uma paródia com o tema "Meio Ambiente", o grito de guerra das equipes e o desfile da garota reciclável com vestimenta de material reciclável.

Na gincana, foi destacado que os alunos lembrem que todo dia é dia de cuidar do meio ambiente, não somente na semana instituída para isso. Além disso, para despertar o interesse dos estudantes em conhecer o meio em que vivem, como as espécies de árvores de seu município e incluindo os familiares, porque muitas tarefas para serem realizadas foi preciso a ajuda dos avós e pais.

Os estudantes foram muito criativos, organizados e competitivos. Conseguiram juntar 5.875 kg de lixo reciclável. O prêmio para o primeiro colocado foi uma viagem educativa ao Zoológico de Pomerode. As sementes de árvores nativas recolhidas pelas equipes foram doadas para o viveiro municipal para serem semeadas. Posteriormente serão plantadas onde houver necessidade.

FONTE: ASCOM RIO DAS ANTAS