GINCANA DO MEIO AMBIENTE MOBILIZA ESTUDANTES

Os estudantes do Ensino Fundamental de Rio das Antas participaram de um evento que debate um assunto atual e de extrema importância para todos: Meio Ambiente. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Epagri realizam Gincana Ambiental. São quase 500 estudantes envolvidos nesta grande competição cultural e educacional.

Professores, alunos, pais e servidores municipais estão envolvidos no trabalho, preocupados com a questão. Professores e coordenadores mobilizaram todos os alunos do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental para ações e discussões sobre o meio ambiente: os problemas, as possíveis soluções, como colaborar para minimizar os impactos do homem no ambiente em que habita, poluição de rios, terras, lençóis freáticos, separação do lixo doméstico, entre outros tantos assuntos que já começam a pairar nos debates dentro de sala.

A primeira fase consiste na elaboração de frases e desenhos sobre o Meio Ambiente. Todos os trabalhos participantes estão expostos no hall da Secretaria Municipal de Educação. A preservação do meio ambiente é sem dúvida uma questão que tem preocupado e mobilizado muitas pessoas. A pasta acredita que a estratégia a ser adotada neste momento é a da prevenção, da informação, do diálogo, da troca de experiência, a construção de uma rede capaz de promover a reflexão do aluno frente ao Meio Ambiente.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, lembra a todos, pais, educadores, sociedade civil organizada, agentes públicos e tantos outros que o aluno deve ser sempre o sujeito principal de nossa ação, devemos voltar o nosso olhar para a promoção da qualidade de vida das crianças, adolescentes e jovens.

A Gincana iniciou no dia 24 de outubro e seguirá até 28 de setembro, com diversas atividades a serem desenvolvidas. Entre os objetivos está o de reconhecer a relevância da educação ambiental no processo educativo como instrumento necessário à conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida. Também pretende colaborar na formação de aluno cidadão consciente, levando-o a desenvolver o pensamento, a reflexão, a curiosidade, a criatividade e a originalidade.

Da etapa de frases e desenhos participam:

Nome da Equipe

Professor Coordenador